quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A eternidade de Daniel Rossi


O mundo esta cheio de acontecimentos que são apenas planos de fundo para coisas mais importantes, lutas que representam muito mais que uma simples batalha. Foi assim na França revolucionaria na Inglaterra de Henrique oitavo e em tantos outros lugares. Conflitos que mudaram drasticamente a historia. A segunda grande guerra não foge a esses eventos que representam muito mais, tá certo que a guerra devastou meio mundo, mas milhões de outros conflitos extremamente importantes aconteceram um exemplo disso foi a sangrenta guerra entre vampiros e lupinos, violenta batalha que só teve um cessar fogo após a devastação de hiroshima e Nagasaki.

Hoje essa guerra é silenciosa e discreta. Esta mais perigoso do que nunca guerrear, os humanos conseguiram um poder de destruição que apenas os oráculos e profetas puderam mensurar. Hoje os soldados dessa guerra usam colarinho branco e usam cartões de visitas de uma grande empresa de advocacia. Mas mesmo que silenciosa e discreta essa guerra ainda periga arrasar o mundo. E cabe a um pobre advogado que vive nas entranhas mais humides de Washington D.C impedir que um mal maior assole a humanidade.


Bom é com essa premissa que se inicia um dos livros mais fodas que fala sobre vampiros que já li. Eternidade S/A. Primeiro livro de Daniel Rossi lançado no ano de 2014 pela editora Deuses composto por 152 fuking paginas de pura ação, suspense e fantasia. ( Méu Déus o que foi esse funking paginas?)

Pois bem.  Outro dia conversava com minha irmã sobre livros, ela não é muito fã de fantasia e coisas do tipo. Como de costume falou que zumbis e outros seres fantásticos são só aquilo: violência, sensualidade e etc. De certa forma são sim apenas isso já que zumbis só querem te comer né. Porem esse ser sem cérebro é um bom para explicar algumas simbologias fantásticas. O zumbi é uma metáfora de como a sociedade se comportaria de ante o caos extremo, tudo bem que temos exemplos muito mais simples durante blackouts e etc. O vampiro é igual, retrata muitas vezes o próprio ser humano.  O mundo hoje procura uma forma de viver para sempre e quebra todas as barreiras para conseguir isso e se esquece do mais importante: Amor, amizade, família e etc. Dracula é um ser imortal e chegou a um estado de solidão que viver não tem mais graça. Em fim essa foi uma tentativa de fazer uma interpretação, mas é mais ou menos por ai, As figuras fantásticas querem dizer um pouco mais do que está escritos nas paginas dos livros.

O que tem esse papo todo a ver com a história? Na verdade nada. O autor não se preocupou em passar uma mensagem em si, não por querer pelo menos, mas a mensagem est lá. A historia gira em torno de uma empresa e de executivos, vampiros seres poderosos que sugam algo do próximo, isso é uma sugestão de interpretação. Mas não se preocupe com isso, preocupe-se com as linhas escritas por Daniel Rossi. Ele escreve de forma simples, dinâmica e envolvente chega quase a ser um triller e não um livro de fantasia. 

O mais incrível é que você percebe pelas descrições e diálogos o sabor que o autor sentiu quando rabiscava seu caderno.  Temos descrições de avenidas e carros em New York e D.C á pântanos no Louisiana, descrições quase que perfeitas como se ele já tivesse visitado cada canto dos EUA. A coragem de ambientar a historia nos EUA também foi de mais. Quando tento escrever sinto uma dificuldade imensa de dar características para diferenciar meus personagens, normalmente ficam mais ou menos, ou seja, é uma coisa difícil de escrever. Isso nosso estreante sabe fazer. Tem o Gordo atrapalhado, o cara tímido o velho sábio. Personagens com grande diferenças tanto humorísticas quanto intelectuais que são muito bem desenvolvidos sem cair no clichê.

Outra coisa, no desenvolvimento da historia, que gostei muito foi que o autor não se preocupa com introduções exemplo: O primeiro dia do recém-transformado vampiro, ou o desenvolvimento do amorzinho do protagonista. Não tem firula porque isso não diz respeito a narrativa, é preciso ter isso na trama sim só que não com tanta profundidade como vemos em tantos outros milhões de livros. Daniel se preocupa com a jornada e é isso que torna o livro tão bom, fácil e rápido de ler.

Não tenho o habito de dar nota, até mesmo porque sou pouco frequente nas minhas postagens, mas dou 05/05 livrinhos para Eternidade S/A. Para um primeiro livro esta foda de mais. Altamente recomendado.
#fikdik

Visite o blog do autor: Blog do Rossi.
Saiba mais sobre o livro: Eternidade S/A
 E compre o livro por que ele é da hora: Editora Deuses



Pois bem!
Siga-me no twitter: pliniof19
Curta a pagina no facebook: Ideia literária
e seja feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia tambem