terça-feira, 18 de novembro de 2014

SoundTracks


“Muitos filmes não seriam o que são se não tivessem, a serviço de roteiro e direção incríveis, uma retumbante trilha sonora. Tão relevante para a construir uma história nas telas quanto os personagens, o figurino e a fotografia, uma boa canção pode se tornar até sinônimo da obra.”



   Tecnicamente trilha sonora ou soundtrck é tudo que compõem a identidade sonora de uma historia(filme, game, teatro e etc.) A definição de “ Trilha sonora” se expandiu na década de 1990, com coletâneas do tipo “ Music Inspired BY”. Alguns exemplos de sucesso são as trilhas do filme “O corvo” (nos Estados Unidos) e Trainspotting ( no reino unido).

   Porem a trilha sonora é um pouco mais antiga. No século XIX com a popularização do cinema mudo as películas cinematográficas eram acompanhadas com orquestras ou simples acordes de pianistas.

   Trilha sonora é a musica que acompanha o filme, ou melhor ilustra de forma sonora. Cada filme tem um tema e a “Banda sonora”. O tema do filme é uma musica composta especificamente, ela sempre esta em harmonia com os diálogos e imagens. O tema estabelece o tom do filme. A banda sonora seria as outras musicas contidas no filme. Essas musicas podem expressar sentimentos ou tom das cenas, mas não foram criadas unicamente para o filme. Muitas vezes o álbum de um filme conta com bandas sonoras quem foram compostas, mas nem chegaram a serem tocadas no filme um exemplo é “Batman forever”.


   As trilas sonoras tem o poder de salvar(Ex. Trom legacy) ou destruir um filme, embora isso seja mais difícil. Muitas vezes, a maioria delas, os filmes são esquecidos, mas não seu tema. Isso cria mitos e referencias em todas as obras e marcam diversas gerações e épocas. Aqui estão cinco trilhas que marcaram época.

PSICOSE (PSYCHO, 1960)

   Trilha sonora de Bernard Hermman. Herman, que nasceu em nova York no dia 29 de julho de 1911, renomado compositor, também compôs musicas para os filmes: Cidadão kane; de Orson Welles, Kill Bill vol.1; de Quentin Tarantino, Taxi drive; de Martim Scorcese e muitos outros incluindo vários trabalhos com o mestre Alfred Hitckcock.





Guerra nas estrelas( Star wars, 1977) e Tubarão(Jaws,1975)

Trilha sonora de John Towner Williams. Williams, nascido em Long Island em 8 de fevereiro de 1932, é um brilhante compositor que assina as trilhas de quase todos os filmes de Steven Spielberg( incluindo Shark) e trabalhou em outras franquias como “Indiana Jones” 1981 e “Jurassic parck” de 1993.











2001, uma odisseia no espaço(2001: A Space Odyssey,1968)


Para compor a trilha musical de 2001, Kubrick contratou o compositor Alex North, mas com a música pronta, o diretor decidiu usar composições pré-existentes. O compositor empregou, alguns dos temas de 2001, em peças de concerto. Somente nos anos 90, o músico Jerry Godsmith , com a cooperação da viúva de North, fez a primeira gravação da trilha





Pulp fiction-Tempos de violência( Pulp Fiction, 1994)
Esse vai ser difícil. Pulp fiction desafiou a logica comercial de Hollywood ao se tornar campeão de bilheteria. Ainda melhor que o próprio filme, só mesmo são suas musicas, uma variada playlist repleta de Surf e Rock, com aparições de soul e funk. Para essa perola escolhi Jungle Boogie. Essa musica foi um dos maiores sucessos de Kool &thr Gang nas boates dos anos 70.





Não aparecem nessa lista, mas merecem estar nessa lista pois viraram sinônimos. Umas delas é a musica de “Super mans”. Também composta por John Williams, a musica foi gravada para o primeiro filme e foi reutilizada em “Superman II”.




Também merece a menção o tema de "Back to the future", composta por Alna Silvestre que ganhou outros prêmios pela banda sonora de “The Forrest Gump” e “ The polar express”.

Vangelis é um gênio. A trilha sonora que mais conheço foi a que ele compôs para o filme “1492 the conquest of Paradise”, trilha que ilustra de forma brilhante a viagem de colombo. Porém a musica que escolhi foi “Blade Runner”, nome do próprio filme. O linga foi lançado em 1982 e foi dirigido por Ridley Scott.




Colocarei também a belíssima musica “The battle” Composta por Hans Zimmer e Lisa Gerrard para o filme “Gladiator”. A musica foi lançada em 2000 em um álbum intitulado “Gladiator: Music From The Motion Picute”. O álbum ganhou o globo de ouro de melhor trilha sonora original e também foi indicado para o Oscar e para BAFTA (Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão) também como melhor trilha sonora.




Gosto muito de musica e principalmente de trilha sonoras. É ínfima e bela a lista como a trilha de “Braveheart” e outras, mas dariam um livro, ou livros, maiores que os de George Martim. Lembre-se uma musica tem o poder de transformar uma historia por isso de mais atenção à aquelas que te tocam.


Bibliografia:

 http://vejario.abril.com.br/materia/cidade/trilhas-sonoras-filmes-inesqueciveis/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_sonora
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernard_Herrmann
http://filmow.com/star-wars-episodio-iv-uma-nova-esperanca-t1068/ficha-tecnica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia tambem